CVN POLITICA

Cícero Lucena rebate críticas de Aguinaldo e contesta ideia de ‘candidatura natural’ de Lucas Ribeiro ao Governo da Paraíba em 2026

O prefeito de João PessoaCícero Lucena (Progressistas), comentou pela primeira vez, nesta sexta-feira (1º), as declarações do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), que criticou sua articulação política junto a setores da oposição. Em tom sereno, Cícero disse “estranhar” o tom adotado por Aguinaldo, reafirmou o compromisso com o diálogo e com a continuidade do projeto governista liderado pelo governador João Azevêdo (PSB) e contestou ideia de ‘candidatura natural’ de Lucas Ribeiro. As declarações foram feitas durante a posse dos novos agentes de mobilidade urbana da capital, no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.

“Recebo com muita tranquilidade. Mersinho [Lucena] já respondeu, e o que nos causou estranheza foi apenas o tom da fala. Sempre mantivemos um diálogo de alto nível e assim continuará sendo. Para mim, o mais importante é garantir que a Paraíba avance, com gestores comprometidos com o desenvolvimento do estado”, afirmou Cícero.

Ele completou dizendo que eventuais divergências fazem parte do processo político, mas que não devem colocar em risco a coesão da base. “A política é, muitas vezes, o ato do desencontro. Mas a gente continua dialogando. A Paraíba está acima de qualquer projeto pessoal”, reforçou.

De acordo com o deputado Aguinaldo Ribeiro, o nome “natural” do Progressistas para disputar o Governo da Paraíba em 2026 é o do vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas), que poderá assumir o comando do Estado caso o governador João Azevêdo renuncie ao cargo para concorrer ao Senado.

Ao ser questionado pela imprensa sobre essa “definição” dentro do partido, o prefeito Cícero Lucena rebateu a ideia de que a candidatura de Lucas seja automática. “Isso pode representar a vontade dele, mas o que realmente importa é saber se essa também é a vontade do povo”, afirmou o gestor pessoense.

Reencontro com Lucas Ribeiro sinaliza trégua

Cícero Lucena e o vice-governador Lucas Ribeiro estiveram juntos em agenda oficial no Curimataú paraibano, também nessa quinta-feira (31), marcando a primeira aparição pública conjunta após a crise interna provocada pelas declarações de Aguinaldo Ribeiro — que, além de deputado e líder do Progressistas, é tio de Lucas.

Durante o evento, os dois adotaram postura institucional e mantiveram o clima de cordialidade, mesmo após as tensões nos bastidores. A presença conjunta ao lado do governador João Azevêdo foi interpretada como um gesto de que ainda há espaço para reaproximação e que o grupo governista pode encontrar um caminho de consenso até 2026.

Com a proximidade da eleição estadual de 2026, o cenário político segue em ebulição. Cícero Lucena desponta como um dos nomes mais fortes dentro da base aliada. O prefeito tem intensificado sua atuação fora da capital e já figura com destaque em pesquisas internas de intenção de voto.

Nomes em disputa

Além de Cícero, o vice-governador Lucas Ribeiro e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),  Adriano Galdino (Republicanos), também são citados como possíveis postulantes ao Governo da Paraíba. A decisão final deve passar pelas mãos do governador João Azevêdo, que poderá disputar uma vaga no Senado e, com isso, terá papel central na condução do processo sucessório.

Apesar da recente turbulência, Cícero sinaliza que está disposto a manter o diálogo e a unidade do grupo. “A nossa missão é trabalhar pela Paraíba, não alimentar divisões”, finalizou.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo