MUNDO

Canadá recomenda 2ª dose de vacina da Pfizer ou Moderna para imunizados com a AstraZeneca

O Canadá passou a recomendar que pessoas tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-10 recebam, preferencialmente, um imunizante desenvolvido a partir de tecnologia de mRNA (RNA mensageiro), como as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o Naci (comitê canadense consultivo sobre imunização, em tradução livre), a nova recomendação, publicada na última quinta-feira (17), é baseada em evidências recentes de uma potencial resposta imune melhor com a mistura de diferentes imunizantes.

“Novas evidências estão começando a surgir, sugerindo que as respostas imunológicas são melhores quando uma primeira dose da vacina AstraZeneca é seguida por uma vacina de mRNA como segunda dose”, disse, em nota anexada à atualização, Shelley Deeks, diretora do Naci.

O comitê também afirma que mesclar a vacina da AstraZeneca com outras ajuda na mitigação do raro risco de coágulos (em um quadro conhecido como trombose com trombocitopenia) associado aos imunizantes desenvolvidos a partir de vetores virais.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo