DestaqueMUNDO

Asteroide passará “perto” da Terra hoje; veja como acompanhar

Um asteroide de cerca de um quilômetro de largura irá passar “próximo” à Terra no começo da noite desta terça-feira (18). Espera-se que o sobrevoo ocorra às 18h50 (horário de Brasília).

Segundo a Nasa, agência especial norte-americana, o objeto, nomeado de 7482 (1994 PC1), deverá passar a quase dois milhões de quilômetros do planeta a uma velocidade de 76.192 km/h, o que o transformará no asteroide a passar mais próximo da Terra nos próximos dois séculos.

Isso não se converte em uma chance de colisão com o planeta, mas apenas na possibilidade de observá-lo.

Embora seja improvável que o 7482 (1994 PC1) seja visível a olho nu, astrônomos amadores com um pequeno telescópio devem ser capazes de localizá-lo, de acordo com o site EarthSky.com. Também é possível monitorar a trajetória do asteroide pelo portal “Eyes on Asteroids“, da Nasa.

Não será o maior asteroide que já passou pela Terra. Essa honra pertence ao 3122 Florence (1981 ET3), que voou e não colidiu com nosso planeta em 1 de setembro de 2017. Estima-se que este asteroide tenha entre 4 e 8,4 quilômetros de largura e faça outra passagem por aqui em 2 de setembro de 2057.

São entendidos como objetos próximos da Terra, asteroides e cometas com órbitas que os colocam a 48 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Detectar a ameaça de objetos próximos da Terra, que podem causar danos graves, é o foco principal da Nasa e de outras organizações espaciais em todo o mundo.

*Com informações de Katie Hunt, da CNN

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo