CVN BRASIL

Câmara cobra governo por viagem antecipada de Janja à Rússia

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados encaminhou requerimento ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, solicitando esclarecimentos sobre a viagem da primeira-dama, Janja, à Rússia. O pedido de informações, apresentado em 24 de junho de 2025, tem como foco a antecipação da viagem em relação à comitiva presidencial, que chegou ao país cinco dias depois.

De acordo com o texto, “a antecipação da viagem da primeira-dama, sem divulgação oficial dos motivos ou da agenda prevista, suscita questionamentos recorrentes sobre a necessidade, a legalidade e os custos de suas frequentes atuações no exterior com recursos públicos”.

Os parlamentares apontam que a ida antecipada da primeira-dama, ocorrida em 2 de maio, pode ter implicado custos adicionais, já que o presidente Lula só desembarcou na Rússia em 7 de maio, para participar da cerimônia de 80 anos do Dia da Vitória, que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

No requerimento, a comissão solicita respostas a uma série de perguntas. Entre elas, “qual a motivação que justificou a viagem antecipada da primeira-dama à Rússia?” e se “houve convite formal emitido por autoridades russas para a presença da primeira-dama”. Também é solicitado que o governo encaminhe “cópia da agenda oficial” e informe se a viagem foi “custeada integral ou parcialmente com recursos públicos”.

Pedido de Nikolas

A comissão ainda pede o “detalhamento completo dos gastos, incluindo passagens, hospedagem, diárias, transporte terrestre, segurança e equipe de assessoria”, além da “identificação nominal” das pessoas que acompanharam a primeira-dama, com suas funções e vínculos funcionais com o Executivo.

Segundo o documento, a solicitação decorre da aprovação do requerimento de autoria do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), durante reunião extraordinária realizada em 17 de junho. O requerimento foi convertido em pedido oficial de informações após aprovação pela comissão.

A justificativa do pedido também relembra outras viagens feitas pela primeira-dama.

“Em março deste ano, também se antecipou à viagem presidencial ao Japão e, posteriormente, seguiu à França para participar de um evento sobre desnutrição infantil.”

Embora o governo tenha adotado medidas para institucionalizar a atuação de Janja, como a criação de um cargo não remunerado e a publicação de sua agenda oficial, os parlamentares afirmam que “essas medidas não são suficientes para suprir a lacuna normativa e os riscos administrativos associados à ausência de definição formal das suas atribuições”.

Metrópoles

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo