CVN POLITICA

Cabo Gilberto e deputados pedem impeachment de Lula

Um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi apresentado nesta última quarta-feira (31) por 33 deputados federais. O documento foi enviado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que deverá analisar a proposta e decidir se ela segue para votação. Uma das figuras que encabeça o movimento é o paraibano Cabo Gilberto (PL).

No documento, que pode ser lido na íntegra aqui, os deputados apontam crime de responsabilidade por parte do presidente, com ameaças à autoridade legislativa e ao Poder Legislativo com um todo. Ambas as denúncias se referem ao episódio em que Lula afirmou que, na época em que estava preso, queria “foder esse Moro”. Na época, o atual senador era juiz da Operação Lava-Jato.

“Ao perceber que havia ultrapassado os limites de dignidade, ética e decoro, pediu aos jornalistas que cortassem “a palavra ‘f…’ aqui”. Com ou sem esta palavra, já estaria configurado o crime de responsabilidade do Presidente naquele momento por ameaça a representante da nação”, revela o documento.

Em outro dia, durante um evento governamental, o petista expôs sua opinião sobre uma possível armação do Primeiro Comando da Capital (PCC) contra a vida do senador. Ele se referiu ao assunto como “mais uma armação de Moro”, o que também gerou uma repercussão negativa nos deputados, que destacaram as falas do presidente.

“Pode-se perceber a existência de duas reações do presidente ao atentado: uma contra a instituição e outra contra a sociedade. O Presidente da República mina a resposta que a sociedade exige das instituições ao descredibilizar o ataque, sendo ele o chefe das mesmas e o maior representante nacional”, enfatizaram os deputados.

Confira o nome de todos os 33 deputados que pedem impeachment de Lula

– Bibo Nunes (PL);
– Capitão Alden (PL);
– Delegado Ramagem (PL);
– Amália Barros (PL);
– André Fernandes (PL);
– Bia Kicis (PL);
– Carlos Jordy (PL);
– Caroline Rodrigues de Toni (PL);
– Chris Tonietto (PL);
– Daniela Reinehr (PL);
– Deltan Dallagnol (Podemos);
– Delegado Éder Mauro (PL);
– General Girão (PL);
– Evair Vieira de Melo (PP);
– Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL)
– Dr. Frederico (Patriota);
– Cabo Gilberto (PL);
– Sargento Fahur (PSD);
– Gilson Marques Vieira (Novo);
– Gilvan da Federal (PL);
– Dr. Jaziel (PL);
– Júlia Zanatta (PL);
– Delegado Caveira (PL);
– Tenente Coronel Zucco (Republicanos);
– Luiz Lima (PL);
– Marcel Van Hattem (Novo)
– Zé Trovão (PL);
– Maurício Marcon (Podemos);
– Nikolas Ferreira (PL);
– Coronel Telhada (Progressistas);
– Professor Paulo Fernando (Republicanos);
– Delegado Paulo Bilynskyj (PL);
– Silvia Waiãpi (PL).

Mais um pedido de impeachment contra Lula

Depois de protocolado, o Governo Lula chega ao seu sétimo pedido de impeachment, antes do terceiro mandato do petista completar três meses. Um desses pedidos ocorreram no começo de março, quando o deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL) apontou um suposto crime de responsabilidade na invasão às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo