MUNDO

Asteroide raro vai passar perto da Terra; distância é menor do que a da Lua

Um asteroide de tamanho raro vai passar perto da Terra na próxima semana. Calcula-se que a rocha tenha entre 15 e 39 metros de extensão. Apesar de grande, o fenômeno não deve causar preocupação.

O asteroide, chamado de 2019 EA2, foi detectado no início de março e sua velocidade é de 5 km por segundo, o que é tida como lenta para os padrões já analisados, segundo informações do site Cnet.

A previsão é de que ele passe “por aqui” no dia 22 de março a uma distância segura de aproximadamente 303 mil km, de acordo com dados da Nasa, agência espacial norte-americana.

Para se ter uma ideia, a distância total da Terra para a Lua é de cerca de 384 mil km. O que mostra que a rocha espacial vai passar a uma distância mais próxima daqui do que a da Lua.

Por ser grande, os pesquisadores conseguirão avistar o asteroide mais facilmente, o que pode contribuir com os seus estudos.[

Outro “gigante”

Um outro grande asteroide também deve “rondar” a Terra alguns dias antes.

Chamado de 2019 CD5, a rocha espacial tem entre 110 e 240 metros de extensão. Apesar de ser ainda maior, o asteroide vai passar bem mais longe da Terra. Podemos respirar aliviados. Caso um desses asteroides colidissem com o nosso planeta, o impacto seria grande.

Em 2013, um meteorito “explodiu” em uma região russa e deixou centenas de feridos. A rocha tinha 10 toneladas e se chocou com a atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil km por hora.

UOL

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo