MUNDO

Argentina zera déficit fiscal após 123 anos e flexibiliza acesso a armas semiautomáticas

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou na última quarta-feira (18) o fim do déficit fiscal do país após mais de um século de desequilíbrio nas contas públicas. O superávit financeiro, segundo o governo, foi alcançado ainda no primeiro mês da atual gestão, sem que o país precisasse recorrer a calotes ou renegociações de dívidas.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Milei classificou o resultado como um marco da nova política econômica argentina. Ele afirmou que a meta foi alcançada por meio de um rígido plano de controle fiscal, com cortes de gastos públicos e a interrupção da emissão de moeda, medidas que, segundo o presidente, são fundamentais para conter a inflação.

“Decidimos que na Argentina não há mais déficit fiscal. Somos um dos cinco países do mundo que têm superávit financeiro”, declarou Milei.

O presidente também destacou que, nos poucos momentos em que o país já teve equilíbrio nas contas, isso ocorreu em cenários de calote. Segundo ele, este não é o caso atual.

A política de déficit zero é um dos pilares do governo liberal de Milei, que defende a redução do tamanho do Estado como saída para a crise econômica que atinge a Argentina há décadas.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo