CVN BRASIL

André Mendonça toma posse nesta quinta no STF, onde herdará 900 processos

Em uma cerimônia restrita a cerca de 60 autoridades, o ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça André Mendonça toma posse nesta quinta-feira (16) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele substitui a Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho. O ingresso no Supremo ocorreu após a solução de um impasse de quatro meses na Comissão de Constituição e Justiça do (Senado), que o sabatinou no dia 1º de dezembro. No mesmo dia, o senado avalizou a indicação.

Por não ter se vacinado contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro fez um teste PCR e enviou o resultado para a Corte, confirmando presença na posse, marcada para as 16hs. Ministros do STF em exercício e aposentados e representantes da Câmara, Senado, e tribunais superiores, além de convidados pessoais do novo ministro, também devem comparecer.

Aos 48 anos, André Mendonça é o segundo ministro indicado por Bolsonaro e é pastor da igreja presbiteriana. Na sabatina, afirmou que manifestações religiosas não cabem em posicionamentos do Supremo, que é o tribunal guardião da Constituição.

É doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Junto com a cadeira, Mendonça vai herdar mais de 900 processos que estavam sob relatoria do ministro Marco Aurélio Mello

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo