Adriano Galdino endurece discurso e rechaça submissão: “Nem à minha mãe fui submisso”

A Paraíba manteve, pelo segundo ano consecutivo, a liderança regional no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, colocou o estado na 1ª posição no Nordeste e elevou a nota geral para 49,3 pontos, o que garantiu a subida da 12ª para a 11ª colocação no cenário nacional.
Entre os pilares avaliados, a Paraíba obteve destaque em inovação — alcançando a 1ª colocação no Nordeste e a 5ª no Brasil — e em potencial de mercado, ficando em 2º lugar regional e 7º no país.
O governador João Azevêdo comemorou os resultados e destacou o compromisso da gestão em garantir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. “Por mais um ano, a Paraíba é reconhecida pela capacidade de atrair empresas, gerar empregos e garantir mais qualidade de vida para as pessoas. Nos destacamos pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento porque sabemos do papel do poder público na formação e qualificação dos cidadãos, e no potencial de mercado, mais uma demonstração da nossa capacidade de atrair investimentos e fortalecer segmentos, como o do turismo, assegurando novas oportunidades para o nosso povo”, afirmou.
O Ranking de Competitividade dos Estados é considerado uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública no Brasil. Ele compara o desempenho das 27 unidades da federação em dez áreas-chave: Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.