José Antônio Kast, o ‘Bolsonaro chileno’, é eleito novo presidente do Chile

O candidato da extrema-direita das eleições chilenas, José Antônio Kast, foi eleito o novo presidente do Chile, vencendo a candidata governista, Jeannette Jara, do partido comunista, por 17 pontos de vantagem. Assim, o Palácio La Moneda será ocupado pela direita, após a saída de Gabriel Boric, atual presidente do país, ligado a esquerda.
“Esta não é uma vitória pessoal, não pertence a José Antonio Kast. Não pertence a um partido do qual me orgulho. Aqui, o Chile venceu, e com ele a esperança de viver sem medo”, disse Kast no discurso da vitória.
Com 99% das urnas apuradas, Kast, que vem sendo chamado pela imprensa brasileira de “Bolsonaro do Chile” recebeu 58,2%, enquanto sua oponente recebeu 41,8% dos votos.
“A democracia falou com força e clareza. Eu acabei de me comunicar com o presidente eleito José Antônio Kast para desejar o sucesso do bem do Chile. A quem nos apoiou, tenham claro que seguiremos trabalhando para avançar em uma melhor vida em nossa pátria”, disse Jara ao reconhecer a derrota.
O presidente eleito Chile já chamou o atual presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva (PT), já o tendo chamado de corrupto. Além disso, Kast fez diversos elogios ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas eleições de 2022, o chileno chegou a defender a reeleição do ex-mandatário.
“Neste domingo, os brasileiros terão que escolher entre continuar no caminho do progresso ou retornar ao governo corrupto e fracassado de Lula”, declarou.







