MUNDO

José Antônio Kast, o ‘Bolsonaro chileno’, é eleito novo presidente do Chile

O candidato da extrema-direita das eleições chilenas, José Antônio Kast, foi eleito o novo presidente do Chile, vencendo a candidata governista, Jeannette Jara, do partido comunista, por 17 pontos de vantagem. Assim, o Palácio La Moneda será ocupado pela direita, após a saída de Gabriel Boric, atual presidente do país, ligado a esquerda.

“Esta não é uma vitória pessoal, não pertence a José Antonio Kast. Não pertence a um partido do qual me orgulho. Aqui, o Chile venceu, e com ele a esperança de viver sem medo”, disse Kast no discurso da vitória.

Com 99% das urnas apuradas, Kast, que vem sendo chamado pela imprensa brasileira de “Bolsonaro do Chile” recebeu 58,2%, enquanto sua oponente recebeu 41,8% dos votos.

“A democracia falou com força e clareza. Eu acabei de me comunicar com o presidente eleito José Antônio Kast para desejar o sucesso do bem do Chile. A quem nos apoiou, tenham claro que seguiremos trabalhando para avançar em uma melhor vida em nossa pátria”, disse Jara ao reconhecer a derrota.

O presidente eleito Chile já chamou o atual presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva (PT), já o tendo chamado de corrupto. Além disso, Kast fez diversos elogios ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas eleições de 2022, o chileno chegou a defender a reeleição do ex-mandatário.

“Neste domingo, os brasileiros terão que escolher entre continuar no caminho do progresso ou retornar ao governo corrupto e fracassado de Lula”, declarou.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo