MUNDO

G7 condena ataque histórico do Irã a Israel

Antes mesmo do fim da reunião do G7 para discutir o ataque do Irã a Israel, um dos integrantes afirmou que os líderes dos sete países mais ricos do mundo condenaram a ação. O encontro está sendo realizado on-line e foi pedido pela Itália.

A notícia é do Metrópoles. “Com os líderes do G7, condenamos por unanimidade o ataque sem precedentes do Irã contra Israel”, publicou Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

Nas palavras dele, este é o momento em que “todas as partes devem exercer moderação”. “Continuaremos todos os nossos esforços para trabalhar no sentido da desescalada [da violência]. Acabar com a crise em Gaza o mais rapidamente possível, nomeadamente através de um cessar-fogo imediato, fará a diferença”, apontou.

O próprio Conselho Europeu vai discutir a situação no Médio Oriente na próxima semana.

O conflito ganhou um novo capítulo no sábado (13/4), após o Irã lançar dezenas de drones e mísseis em direção à Israel. O sistema de defesa israelense interceptou os objetos disparados pelo rival. Segundo as Forças de Defesa do país, 99% das armas foram interceptadas.

O estopim para a ofensiva de Teerã foi um bombardeio contra a embaixada iraniana em Damasco, na capital da Síria, que deixou mais de uma dezena mortos. Entre as vítimas, está um general da Guarda Revolucionária do Irã e um comandante das Forças Quds. O ataque foi atribuído a Israel, que nega envolvimento na ação.

O grupo, que conta com a participação de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido (além de um representante da União Europeia), fez a reunião a pedido da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo