DestaqueVALE DO PIANCÓ

Prefeito Azif participa de mobilização municipalista em Brasilia e garante mais recursos para Itaporanga

O prefeito de Itaporanga Dr. Azif Lemos, estar em Brasília participando da Mobilização Municípios em Risco, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de todo o país para cobrar o Congresso Nacional pelo avanço de pautas que podem garantir mais recursos e sustentabilidade financeira às prefeituras.

Entre os principais temas em debate está a aprovação da PEC 25/2022, que prevê o repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Outro ponto central será a PEC da Sustentabilidade Fiscal, já aprovada em primeiro turno no Senado e com economia estimada em R$ 1,5 trilhão para os Municípios até 2055. A medida prevê mudanças em regras previdenciárias, precatórios e flexibilização do uso de fundos municipais, além de aliviar dívidas e encargos que pressionam os cofres locais.

A Reforma Tributária também estará no foco da mobilização. Embora o texto-base tenha sido aprovado em 2023, prefeitos buscam garantir maior representatividade no Comitê Gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), responsável pela partilha da arrecadação.

A mobilização ocorre na sede da CNM e no Congresso Nacional, entre os dias 9 e 10 de setembro, das 9h às 18h. O prefeito Azif Lemos reforça que a participação de Itapolranga no encontro é estratégica para assegurar que a maior cidasde do Vale do Piancó tenha voz ativa na defesa de um novo pacto federativo mais justo e equilibrado.

O prefeito Azif aproveitará sua ida a capital federal ainda para fazer visitas aos gabinetes de deputados federais e senadores além de ministéros para adquirir recursos e imvestimentos para Itaporanga.

CVN

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo