CVN PARAIBA

Em Taperoá, vice-governador Lucas Ribeiro entrega passagem molhada e participa do Dia D da Fazenda Carnaúba

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, esteve neste sábado (26) no município de Taperoá, no Cariri paraibano, onde participou de agenda institucional marcada por entregas e ações voltadas ao desenvolvimento rural. Durante a visita, Lucas Ribeiro inaugurou a passagem molhada da Comunidade Campo do Cocho, beneficiando diretamente 97 famílias que moram no local e mais de 4 mil pessoas que transitam na região.

“Quando chovia muito ninguém passava. É uma caminho que serve para a gente como acesso para outras cidades também. É um sonho antigo nosso, de décadas, ter uma solução para isso. É gratificante e estou muito feliz”, comemorou a aposentada Francisca Bonifácio.

Com 118 metros de extensão e investimento superior a R$ 775 mil, a obra representa um avanço significativo para a mobilidade e a segurança da população rural, especialmente no período chuvoso. A estrutura garante o escoamento da produção agrícola, o transporte escolar e o acesso a serviços essenciais de saúde e assistência social para dezenas de famílias da zona rural de Taperoá.

“Essa é uma obra que tira comunidades do isolamento, garante dignidade e fortalece a agricultura familiar, que é uma das grandes prioridades do nosso governo. O tamanho da gratidão que a gente viu aqui mostra o quanto essa obra muda a vida dessas pessoas. Esse é um governo que faz a Ponte do Futuro, lá na grande João Pessoa, mas também realiza centenas de passagens molhadas como essa aqui, que para essas comunidades representa também desenvolvimento e qualidade de vida”, destacou o vice-governador Lucas Ribeiro durante a solenidade de entrega.

A construção faz parte do Projeto Cooperar, por meio do PB Rural Sustentável. “Essa obra integra um conjunto de 250 passagens molhadas dentro do Projeto Cooperar, pelo PB Rural Sustentável, e que tem tirado muitas comunidades do isolamento. São obras importantíssimas. Estamos aqui atendendo e ouvindo outros pleitos dessa comunidade”, afirmou o secretário executivo da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), Bivar de Sousa. A solenidade contou ainda com a presença do deputado federal Gervásio Maia e de lideranças locais.

Dia D – Fazenda Carnaúba

O vice-governador também participou do tradicional Dia D da Fazenda Carnaúba, um dos principais eventos de valorização da pecuária e do semiárido na região. O evento conta com apoio institucional do Governo do Estado da Paraíba, SEBRAE e outros parceiros públicos e privados. Realizado entre os dias 24 e 27 de julho, o Dia D tem como objetivo compartilhar conhecimentos, tecnologias e experiências bem-sucedidas desenvolvidas na própria fazenda, incentivando a replicação de práticas produtivas sustentáveis em outras regiões.

“O Dia D da Fazenda Carnaúba não é apenas um evento agropecuário, é uma celebração da capacidade de transformar o semiárido com tecnologia, cultura e tradição. É um exemplo de como o sertão pode produzir com excelência e dignidade. Por isso a nossa gestão chega junto de atividades como essa para incentivar e gerar retorno ao nosso estado”, destacou Lucas Ribeiro.

Entre os destaques da edição 2025 estão o leilão de animais das raças Sindi e Guzerá, palestras técnicas sobre pecuária no semiárido, exposição de bovinos, ovinos e caprinos, visitas técnicas à produção de queijos artesanais, além de atividades culturais com música, gastronomia regional e valorização das tradições do sertão.

Também prestigiaram o evento o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo; a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; além de técnicos, criadores, produtores e estudantes da região.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo