Destaque

Promotoria emite Recomendação para sete municípios do Vale sobre proibições no carnaval

Gestores devem utilizarem-se do poder de polícia para coibir a realização/ocorrência de qualquer manifestação carnavalesca.

A Segunda Promotoria Cumulativa de Itaporanga, a cargo do promotor Leonardo Pinto, instituiu Recomendação aos sete prefeitos e secretários de saúde de todos os municípios que integram a comarca para quem cumpram as medidas sanitárias contra a pandemia durante o período de carnaval e evitem qualquer evento carnavalesco.

Conforme a Recomendação, os “Prefeitos(as) e Secretários(as) de Saúde dos Municípios de Boa Ventura, Curra Velho, Diamante, Itaporanga, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande: A) Abstenham-se de incentivar, patrocinar, autorizar, promover, inclusive praticando condutas omissivas, a realização de qualquer manifestação carnavalesca, independentemente do número de participantes, que venha a ter conotação de show, festa, evento e/ou qualquer outra atitude similar, em descumprimento aos protocolos setoriais, normas e regras sanitárias aplicáveis”.

O promotor também recomenda que os gestores devem utilizarem-se do poder de polícia para coibir “a realização/ocorrência de qualquer manifestação carnavalesca que venha a ter conotação de show, festa, evento e/ou qualquer outra atitude similar, lavrando os respectivos autos de infração em caso de descumprimento e promovendo os encaminhamentos às autoridades competentes”.

A Recomendação também é dirigida às agremiações carnavalescas existentes nas cidades da comarca para que “se abstenham de promover/realizar qualquer manifestação carnavalesca que venha a ter conotação de show, festa, evento e/ou qualquer outra atitude similar, em descumprimento aos protocolos setoriais, normas e regras sanitárias aplicáveis”.

De acordo ainda o documento da Promotoria, quem desobedecer a Recomendação ministerial poderá responder penalmente por crime contra a saúde pública. As polícias civil e militar ficarão responsáveis pela adoção de “providências legais aos que insistirem em descumprir as normas sanitárias sobre a proibição de qualquer manifestação carnavalesca, apurando o crime de medida sanitária preventiva destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código Penal), sem prejuízo de outros delitos eventualmente aplicáveis à espécie.

Folha do Vale com Assessoria

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo