CVN POLITICA

TJPB altera local de julgamento após descobrir parentesco do réu com ex-prefeito de Coremas

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu desaforar para a Comarca de Campina Grande o julgamento do réu Damião Pereira da Silva após descobrir o parentesco do réu com o ex-prefeito de Coremas, Edilson Pereira de Oliveira, atual secretário municipal de Saúde e esposo da atual prefeita da cidade.
A ação contra réu estava em tramitação na Vara Única de Coremas, pelo delito de homicídio qualificado por motivo fútil.
No pedido de desaforamento, relatado pelo desembargador João Benedito da Silva, o Ministério Público estadual afirma que o réu  tirou a vida de Walter Diolino de Sousa, que foi alvejado por disparos de arma de fogo. O crime teve repercussão social não só pela dinâmica dos fatos, mas, também, pela circunstância de ser o acusado bastante temido naquela localidade e parente de pessoas prestigiadas na sociedade local. De acordo com o MP, algumas das testemunhas foram ameaçadas e viajaram para o sul do país, temendo por suas vidas.
Relata ainda o órgão ministerial que o réu é parente próximo do ex-prefeito do Município de Coremas, Edilson Pereira de Oliveira, o qual é o atual secretário municipal de Saúde e esposo da atual prefeita da cidade. Diante de tal contexto, figuram na lista de jurados, convocados para a sessão de julgamento, parentes próximos e pessoas próximas ao ex prefeito e que, inclusive, exercem cargo de confiança na Administração Pública Municipal.
Consta também da petição que o Ministério Público foi procurado na data de 13/06/2017, por familiares da vítima, os quais relataram ameaças veladas dos familiares do réu e a difusão de notícias na cidade de que já se tem previamente o resultado do julgamento.
Na análise do caso, o relator ressaltou não haver dúvidas de que o pedido de desaforamento deva ser deferido. “Não há que se desprezar a opinião do magistrado, também ouvido acerca do pedido de desaforamento, eis que, como sabido, é ele quem detém a relação direta com a sociedade onde será formado o Conselho de Sentença, sendo apto a informar a realidade concreta da repercussão do delito na Comarca”.
Com a decisão, o julgamento do réu Damião Pereira da Silva será realizado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Campina Grande, devendo o juiz competente determinar a inclusão do feito em pauta para julgamento com a maior celeridade possível, conforme o voto do relator do processo, o desembargador João Benedito da Silva.
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo