Destaque

Veneziano Vital do Rêgo é eleito vice-presidente do Senado; acompanhe ao vivo a apuração

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foi eleito nesta terça-feira (02) vice-presidente do Senado. Ele foi indicado pelo partido para o cargo e recebeu a maioria dos votos.

A eleição foi conduzida pelo novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Veneziano Vital do Rego concorreu com o senador Lucas Barreto (PSD-AP).

A votação é secreta, assim como na escolha do presidente. Os parlamentares escolheram os 10 nomes que acompanharão o novo presidente da Casa. São dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Veneziano avaliou que seu partido, o MDB, por ter o maior número de parlamentares na Casa teria direito ao segundo cargo em importância na Mesa. A composição da Mesa deve respeitar, tanto quanto possível, a proporcionalidade entre as bancadas partidárias.

 

 

O senador da Paraíba venceu o senador Lucas Barreto com 40 dos 73 votos válidos e é o novo 1º vice-presidente. Para os demais cargos, não houve disputa e foi eleita a chapa de consenso. Senador Romário é o novo 2º vice-presidente. Para a 1ª à 4ª secretaria, foram eleitos, respectivamente, os senadores Irajá, Elmano Férrer, Rogério Carvalho e Weverton. Foram eleitos suplentes os senadores Jorginho Mello, Luiz do Carmo e Eliziane Gama. A vaga para a 4ª suplência não foi preenchida.

 

Acompanhe ao vivo a apuração de votos da eleição para Mesa do Senado:

 

 

 

Sobre a Mesa

O 1º vice-presidente é o substituto imediato do presidente nas suas ausências, seguido pelo 2º vice-presidente. O 1º secretário é o principal responsável pela condução administrativa do Senado. O 2º secretário tem como atribuição específica a ata das sessões secretas. O 3º e o 4º secretários auxiliam na condução de algumas sessões. Os quatro suplentes substituem os secretários.

Os membros da Mesa, com exceção dos suplentes, compõem a Comissão Diretora do Senado, que se encarrega da organização e do funcionamento da Casa e da redação final de todas as proposições que são aprovadas pelos senadores.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo