Esportes

STJD anula decisão do Tribunal paraibano e devolve 13 pontos do Atlético-PB

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu nesta segunda-feira (18) devolver os 13 pontos subtraídos do Atlético de Cajazeiras neste Campeonato Paraibano 2024. A Corte entende que a confirmação da punição do clube sertanejo só pode ser oficializada após o recurso ser julgado em terceira instância.

O departamento jurídico havia enviado ao STJD, na última quarta-feira (13), um pedido de efeito suspensivo da punição da 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça do Futebol da Paraíba (TJDF-PB). Com a concessão de hoje por parte da Corte, o clube de Cajazeiras retoma os 13 pontos, sai da zona de rebaixamento, termina a competição na 6ª posição e rebaixa o Pombal.

No entanto, a decisão pode sofrer um outro revés caso o Atlético de Cajazeiras volte a ser condenado pelo STJD, em julgamento sem data marcada. Essa é a terceira e última instância que o clube pode recorrer. Depois da punição da 2ª Comissão Disciplinar, o Trovão Azul ainda foi condenado pelo Pleno do TJDF-PB, no último dia 8 de março.

Entenda o caso

A acusação partiu do São Paulo Crystal, que entrou junto ao TJDF-PB com uma Notícia de Infração contra a utilização irregular de Pedro Bahia. O jogador havia atuado no Fernandópolis, time da 2ª divisão do Campeonato Paulista, e estava punido desde setembro de 2023, por 200 dias, junto ao TJD-SP, pelo artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva — ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante.

Os advogados do Atlético de Cajazeiras argumentaram que a contratação do atleta foi realizada diretamente a um clube da Finlândia, ou seja, quando ele já não tinha mais nenhum vínculo com uma equipe brasileira. Antes de trazer Pedro Bahia ao Trovão, o clube verificou no Portal do Clube da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e nenhuma punição estava constatada.

No entanto, os membros da Comissão Disciplinar e a Procuradoria do Tribunal Desportivo paraibano questionaram a existência de algum documento oficial que comprovasse a idoneidade do atleta. Mas o clube nem sequer chegou a averiguar junto ao Tribunal Desportivo de São Paulo, onde Pedro Bahia atuou por último, qualquer irregularidade antes de assinar contrato.

Classificação do Campeonato Paraibano

1. Treze — 21 pontos
2. Serra Branca — 17 pontos
3. Botafogo-PB — 17 pontos
4. Sousa — 14 pontos
5. CSP — 13 pontos
6. Atlético de Cajazeiras — 11 pontos
7. Campinense — 11 pontos
8. Nacional de Patos — 10 pontos
9. Pombal — 10 pontos
10. São Paulo Crystal — 4 pontos

Leonardo Abrantes – MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo