CVN POLITICA

STF retoma julgamento sobre porte de drogas para uso pessoal

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá retomar nesta quinta-feira o julgamento que discute se o porte de drogas para consumo próprio é crime. Até agora, já foram conferidos quatros votos defendendo mudanças na legislação, mas com divergências entre eles sobre a forma de fazer isso.

Após quase oito anos de interrupção, o julgamento foi retomado no início do mês com o voto do ministro Alexandre de Moraes, que defendeu que quem esteja com até 60 gramas de maconha, ou seis plantas fêmeas, seja presumido usuário.

Entretanto, depois do voto de Moraes, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, pediu adiamento do caso. O julgamento será retomado com o voto dele, e tendência é que Gilmar faça adaptações na tese que propôs em 2015, levando em considerações os votos lançados posteriormente.

Em 2015, o relator havia defendido a descriminalização do porte para todas as drogas. Fachin, Barroso e Moraes concordaram com a descriminalização, mas limitaram-se a aplicá-la à maconha.

O Globo

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo