Radiotelescópio Bingo, em Aguiar, é destaque em reportagem do Estadão como investimento que torna Paraíba estado mais competitivo do Nordeste
A reportagem citou o projeto do radiotelescópio, que está contribuindo com o crescimento do estado no ranking nacional.

O radiotelescópio Bingo, que será montado em Aguiar, Sertão do Estado, foi destaque nesta quarta-feira (27), em uma reportagem do jornal Estadão, como um investimento que torna a Paraíba como o estado mais competitivo do Nordeste.
Conforme observou o ClickPB, a reportagem citou o projeto, de pesquisa e inovação, que está contribuindo com o crescimento do estado no ranking nacional.
Segundo apuração do jornal, o Governo da Paraíba já destinou cerca de R$ 481 milhões em verba somente para projetos de bolsas de estudo, pesquisa, projetos estratégicos e desenvolvimento de startups.
O Estadão ainda reforçou que o radiotelescópio, considerado o maior de toda a América Latina, é promovido em parceria com seis países, incluindo China e Estados Unidos.
Sobre o radiotelescópio
O radiotelescópio Bingo é um equipamento científico de grande porte em construção no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba. Ele tem como objetivo captar sinais de rádio emitidos pelo hidrogênio neutro, permitindo aos cientistas investigar a formação do universo e a matéria escura.
Diferente dos telescópios ópticos, o Bingo detecta ondas de rádio sutis, invisíveis a olho nu. O equipamento também poderá monitorar satélites, meteoros e pequenos corpos celestes, ampliando sua importância científica e funcional.
O equipamento terá dimensões semelhantes às de um campo de futebol, com grandes espelhos metálicos e dezenas de antenas chamadas cornetas, responsáveis por captar os sinais. A cidade de Aguiar foi escolhida por ser uma região livre de interferências eletromagnéticas, como sinais de celular e rotas aéreas, o que garante um ambiente ideal para observações de alta precisão.

De acordo com o governador João Azevêdo, o equipamento contará também com uma ‘Cidade da Astronomia’, com planetário e museu. O projeto também vai contar com auditório, onde estão sendo investidos mais de R$ 75 milhões no turismo da Paraíba.
O Radiotelescópio Bingo conta com parcerias, além do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties)/ Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo), da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Governo da China e Agência Espacial Brasileira (AEB).
Paraíba lidera ranking dos estados mais competitivos do Nordeste
Pelo segundo ano consecutivo, a Paraíba é o Estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado hoje (27), pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Além disso, a Paraíba subiu uma posição em relação ao ano passado e figura como o 11º Estado mais competitivo do Brasil.
Dentre os destaques no ranking deste ano está o avanço nos pilares da Inovação e de Potencial de Mercado. Segundo levantamento do CLP, a Paraíba ocupa a primeira colocação regional em Inovação e subiu cinco posições em relação a 2024, ao nível nacional.