CVN POLITICA

Popularidade em queda: aprovação do governo Lula cai e desaprovação sobe

Recente pesquisa conduzida pelo Instituto Paraná Pesquisas revela notícias desfavoráveis para a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o levantamento, a aprovação à administração federal diminuiu e a desaprovação aumentou em fevereiro deste ano, comparado a março de 2023.

Os dados indicam que 48% dos entrevistados aprovam a gestão de Lula em seu terceiro mandato, em comparação aos 54,4% registrados em março de 2023. Essa redução de 6,4 pontos percentuais supera a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por outro lado, a desaprovação ao governo Lula atingiu 47%, representando um aumento de 9,8 pontos percentuais em relação a março de 2023, quando o índice estava em 38%. A categoria de “Não sabe/não respondeu” foi de 4,1% neste ano e 7,6% em 2023.

A queda na aprovação reflete a oscilação negativa dos eleitores que consideram a administração de Lula como “ótima” (de 12,4% para 11,9%) e “boa” (de 25,4% para 21,9%). Paralelamente, houve aumento nas avaliações “ruim” (de 8,3% para 10,1%) e “péssima” (de 22,9% para 29,8%). A categoria “regular” oscilou de 26,2% para 25,3%, enquanto “Não sabe/não opinou” diminuiu de 4,8% em 2023 para 1% neste ano.

Os dados indicam que a região Nordeste mantém-se como reduto de Lula, com 59,9% de aprovação e 37,2% de desaprovação. Na região Sul, os índices de aprovação são os menores (38,2%), enquanto os de desaprovação são os maiores (57,7%).

No âmbito econômico, 41,1% dos entrevistados apontaram falhas no governo Lula, destacando “aumento de impostos”, “não combate à corrupção” e “excesso de gastos e viagens” como as mais mencionadas. Quanto à perspectiva financeira pessoal para 2024, 34,7% acreditam em melhoria, 35,6% esperam manutenção e 24,5% preveem piora. Sobre a economia do país, 37,4% acreditam em melhoria, 24,5% esperam manutenção e 33,4% preveem piora.

A percepção sobre a dificuldade de encontrar emprego com carteira assinada está dividida, com 29,7% considerando mais fácil, 31% achando igual e 29,2% pensando que está mais difícil.

A pesquisa, realizada entre os dias 24 e 28 de janeiro, consultou 2026 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e taxa de confiança de 95%.

VEJA

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo