CVN POLITICA

Pedro Cunha Lima promete retribuir apoio de Veneziano Vital do Rêgo em 2026: “Faço política com gratidão”

O presidente estadual do PSD na ParaíbaPedro Cunha Lima, reafirmou nesta terça-feira (21) que pretende retribuir em 2026 o gesto político do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que o apoiou no segundo turno das eleições de 2022 para o Governo do Estado. O ex-deputado federal também não descartou uma eventual composição com o MDB, partido que voltará a abrigar o prefeito de João PessoaCícero Lucena, pré-candidato ao governo estadual.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM, Pedro classificou como “gesto de grandeza” o apoio que Veneziano lhe ofereceu no segundo turno de 2022, destacando a postura de lealdade mesmo após embates históricos em Campina Grande. “Ele [Veneziano] tinha todas as razões do mundo para não votar em mim, mas manteve a firmeza, a correção. Ele veio sem cobrar nada. E isso me conquistou. Eu faço política com gratidão. Uma certeza eu dou: ano que vem eu vou retribuir esse gesto”, afirmou.

Cícero no MDB e cenário para 2026

A fala de Pedro ganha ainda mais peso diante do novo reposicionamento político de Cícero Lucena, que anunciou sua filiação ao MDB na última segunda-feira (20), com vistas à disputa pelo Governo da Paraíba em 2026. O ato de filiação está marcado para o dia 7 de novembro, com apoio do próprio Veneziano.

Com isso, ganha força nos bastidores a possibilidade de uma composição entre Cícero e Pedro, inclusive com Pedro como vice na chapa. Pedro também destacou que a oposição precisa construir uma unidade estratégica, mesmo com múltiplas candidaturas no primeiro turno, para manter a coerência no segundo turno. Ele criticou o que chamou de “fragmentação que enfraquece” e defendeu que o foco da oposição deve ser mostrar à Paraíba que o ciclo de 16 anos do PSB precisa ser superado.

Caminho aberto para aliança

A reaproximação entre Pedro, Veneziano e agora Cícero, após movimentos históricos de adversidade política, representa um reposicionamento significativo no tabuleiro político da Paraíba. Caso a aliança se consolide, a oposição entra na disputa de 2026 com força competitiva, reunindo nomes de peso e representatividade nas principais cidades do estado.

Em 2022, Pedro chegou ao segundo turno com mais de 1,1 milhão de votos (47,49%), sendo derrotado por João Azevêdo (PSB), que obteve 52,51%. Agora, com um bloco de oposição mais coeso e respaldado por alianças construídas na base da gratidão, o cenário político paraibano promete fortes emoções.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo