CVN BRASIL

Oposição diz que fará obstrução em votações na Câmara e ameaça Orçamento se anistia não for pautada

A oposição na Câmara se prepara para uma nova obstrução em resposta à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), o bloco não votará nenhum projeto — incluindo o Orçamento de 2026 — até que a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro seja pautada em plenário.

Sóstenes vai buscar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para exigir a votação. Bolsonaro foi preso no sábado (22/11) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, e a oposição quer retomar a versão original do projeto, que concederia anistia ampla e beneficiaria diretamente o ex-presidente.

Em agosto, a oposição já havia paralisado a Câmara e até ocupou o plenário para forçar a votação. Apesar do acordo que garantiu urgência ao projeto, o relator Paulinho da Força modificou o texto, transformando-o no chamado “PL da Dosimetria”, que apenas reduz penas de manifestantes — sem livrar Bolsonaro da prisão.

Agora, com o novo impasse, cresce a preocupação com o Orçamento de 2026, que precisa ser aprovado até dezembro para evitar bloqueios de investimentos e atrasos no pagamento de emendas em ano eleitoral.

Metrópoles

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo