DestaqueVALE DO PIANCÓ

Obra que levará água ao rio Piancó será concluída em outubro de 2026, prevê Governo

O Governo Federal informou, na tarde desta quarta-feira (30), sobre o andamento de duas obras estruturantes voltadas para o fortalecimento do abastecimento de água no Sertão da Paraíba. Um dos equipamentos é o Ramal do Apodi, com 115 quilômetros de extensão e uma vazão de 40 m³ por segundo, o canal já atingiu 72% de execução física e tem previsão de conclusão para outubro de 2026.

A obra, segundo o Governo, representa um investimento de R$ 1,4 bilhão e levará segurança hídrica a 45 municípios, parte deles no estado da Paraíba.

Os ramais do Apodi e do Piancó, que integram o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), beneficiarão a Paraíba com água para consumo humano e atividades produtivas.

Outro importante projeto para o Estado é o Ramal do Piancó, que terá investimento estimado em R$ 350 milhões. A estrutura beneficiará cerca de 350 mil pessoas em 36 municípios paraibanos, com água conduzida diretamente até o leito do Rio Piancó.

A obra será implantada em duas etapas, com adutoras de ferro fundido de 1.200 mm de diâmetro, e o edital está previsto para ser publicado no último trimestre de 2025. O ramal partirá de Mauriti, no Ceará, e terá como destino o Açude Condado, reforçando o abastecimento de uma das regiões mais afetadas pela estiagem.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo