Murilo Galdino cobra definição dos Ribeiro e defende equilíbrio na chapa governista para 2026

O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) defendeu nesta segunda-feira (19) que apenas um integrante da família Ribeiro componha a chapa majoritária da base governista nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, em meio às articulações que movimentam os bastidores da sucessão estadual.
Galdino criticou a falta de clareza sobre os planos da senadora Daniella Ribeiro (PP) e do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), ambos cotados para disputar cargos majoritários. “Em nenhum momento ouvi Daniella dizer que não será candidata ao Senado. Ela precisa declarar isso se quiser afirmar que Lucas é o candidato ao governo”, afirmou.
O deputado destacou que o Republicanos quer transparência nas negociações e que a continuidade do partido na base depende da construção de uma chapa equilibrada. “A partir do momento em que isso ficar claro, o Republicanos vai avaliar: se o que está sendo oferecido nos contempla, seguimos no agrupamento. Se sim, abrimos a vaga para o Senado”, disse.
Murilo Galdino também esboçou dois cenários considerados ideais para manter o Republicanos na aliança: um com o partido indicando o cabeça de chapa e o PP apresentando Daniella Ribeiro como candidata ao Senado e Mersinho Lucena como vice; outro, com o PP liderando a chapa e o Republicanos assumindo as indicações para o Senado e a vice-governadoria.
O governador João Azevêdo (PSB), atualmente em seu segundo mandato, está impedido de disputar a reeleição. A indefinição sobre seu sucessor tem movimentado intensamente as negociações entre aliados e partidos da base aliada.