CVN BRASIL

Lula suspende compra de novo avião para viagens internacionais

O Planalto chegou à conclusão de que este não é o momento ideal para comprar um novo avião para as viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Fala-se em controle de gastos e o equipamento seria visto como desperdício de dinheiro.

Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva de fato querem um avião novo. O presidente diz que uma de suas prioridades é reinserir o Brasil no cenário internacional. O problema é que a aeronave atual não faz viagens longas. Para o encontro do G20 em Nova Délhi, na Índia, por exemplo, foram necessárias duas paradas.

Em maio deste ano, o mandatário trocou o avião presidencial anterior, um Airbus A319 CJ, por um Airbus A330-200, comprado em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) por US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões pela taxa de câmbio atual), da companhia aérea Azul.

No novo equipamento, o quarto com cama de casal é maior. E há também uma sala mais ampla para reuniões durante a viagem.

LULA JÁ PASSOU 49 DIAS FORA DO BRASIL

Lula já fez 13 viagens desde que assumiu o Planalto e passou 49 dias fora do Brasil. O levantamento do Poder360 considera como 1 dia toda vez que o presidente Lula passa mais de 12h fora do país, seja no dia do embarque ou desembarque.

O presidente ainda tem pelo menos 4 viagens internacionais marcadas até o final do ano: Cuba, Estados Unidos, Emirados Árabes e Alemanha. Em 15 de setembro, Lula embarca para Havana e depois para Nova York, onde participa do encontro do G77 e da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), respectivamente.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo