João Azevêdo minimiza aproximação entre Cícero Lucena e Veneziano Vital do Rêgo: “Perguntem a ele qual a chapa dele”

Em meio às especulações sobre uma possível aliança entre o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB), o governador João Azevêdo (PSB) preferiu manter a cautela. Durante entrevista nesta segunda-feira (1º), na abertura do Paraíba World Beach Games, na capital, o governador evitou alimentar rumores sobre a movimentação política do aliado.
Questionado sobre a aproximação entre Cícero e Veneziano, João foi direto, mas evasivo: “O prefeito está aqui. Perguntem a ele qual é a chapa dele, quais são as decisões dele, não a mim. Tenho maior respeito pela imprensa, mas essas avaliações são feitas internamente. Não será numa coletiva que vamos definir isso”, disse.
No fim de semana, Cícero e Veneziano posaram juntos durante agenda em Borborema, no Brejo paraibano, ao lado do deputado federal Mersinho Lucena (PP). O gesto acendeu o alerta nos bastidores políticos e reforçou a possibilidade de um realinhamento partidário e estratégico para 2026.
Cícero vem dando sinais claros de que pretende disputar o Governo da Paraíba e já admite publicamente a pré-candidatura: “Minha vontade está posta. Só não serei candidato se Deus não quiser e o povo da Paraíba também não”, afirmou no domingo (31).
Base governista sob tensão
O movimento do prefeito ocorre em um momento delicado dentro da base do governador João Azevêdo. Aliados do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), especialmente o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), articulam para que o vice seja o nome do grupo governista na disputa pelo Palácio da Redenção.
Com dificuldades internas no PP e sem espaço garantido na sigla, Cícero já cogita trocar de partido — o MDB aparece como destino provável, com apoio de Veneziano. A eventual migração abriria espaço para a construção de uma candidatura independente, fora da esfera direta de influência do atual governador.