CVN BRASIL

Jantar com Lula reúne apenas seis dos 11 ministros do Supremo

Na noite desta quinta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu um jantar no Palácio da Alvorada com o objetivo de demonstrar apoio ao ministro Alexandre de Moraes, após ele ter sido incluído pelo governo de Donald Trump na lista de sanções da Lei Magnitsky. No entanto, a expectativa do petista de reunir todos os 11 integrantes do Supremo Tribunal Federal no encontro fracassou.

Ao jantar no Alvorada, apenas seis magistrados compareceram: Moraes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes, Flávio Dino e o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. Os ministros Dias Toffoli, Nunes Marques, Luiz Fux, Cármen Lúcia e André Mendonça não estiveram presentes, o que parece evidenciar uma divisão interna do STF sobre como lidar com as medidas impostas pelos Estados Unidos.

Além dos ministros, participaram do encontro o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o advogado-geral da União, Jorge Messias, que avalia a possibilidade de questionar judicialmente a aplicação da sanção em território americano.

O jantar começou por volta das 19h, embora Lula tenha chegado com cerca de vinte minutos de atraso. As conversas se estenderam até próximo das 22h, mas o encontro, que deveria simbolizar unidade, acabou reforçando a divisão entre os magistrados em relação à postura adotada diante das punições a Moraes.

Pleno News

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo