Destaque

Irã diz que programa nuclear não será interrompido mesmo após ataques dos EUA a instalações de enriquecimento de urânio

O Irã afirmou neste domingo (22) que continuará com suas atividades nucleares mesmo depois dos ataques dos EUA a instalações de enriquecimento de urânio. O comunicado é da AEOI (Organização de Energia Atômica do Irã, em português).

“A organização garante à grande nação do Irã que, apesar das conspirações malignas de seus inimigos… Ela não deixará que o caminho do desenvolvimento desta indústria nacional, que é o resultado do sangue de mártires nucleares, seja interrompido”, disse em um comunicado divulgado pela mídia estatal iraniana.

Ataque dos EUA

Os Estados Unidos realizaram ataques contra instalações nucleares em Fordow, Isfahan e Natanz, no Irã. O presidente Donald Trump (republicano) anunciou a ação militar em seu perfil no Truth Social na noite do sábado (21.jun).

As 3 instalações atingidas são consideradas componentes centrais do programa nuclear iraniano, e já haviam sido alvos de ataques israelenses anteriormente. Os complexos abrigam tecnologias de enriquecimento de urânio e desenvolvimento de combustível nuclear.

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Dan Caine, afirmou que as bases nas cidades de Natanz, Esfahan e Fordow sofreram “danos severos”.

O Irã confirmou o ataque dos EUA. O governo do país persa, porém, afirmou que conseguiu retirar equipamentos das instalações antes dos bombardeios.

Um dos focos principais do ataque de sábado (21) foi a instalação nuclear de Fordow, a 95 km da capital Teerã, que é subterrânea. O local fica em uma encosta montanhosa fortificada, a dezenas de metros da superfície.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo