Filha de ex-candidato a prefeito de Conceição estudava medicina em João Pessoa enquanto era paga como secretária no gabinete de Hugo Motta

A estudante de medicina Louise Lacerda, nomeada no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), é filha do ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Conceição, Marcílio Lacerda, e sobrinha de Nilson Lacerda, ex-prefeito do município e atual suplente de deputado estadual.
Louise foi nomeada como secretária parlamentar em agosto de 2018, com salário de R$ 2.800, acrescido de R$ 1.800 em auxílios. À época, cursava farmácia. No entanto, no ano seguinte, ingressou em um curso de medicina em Mossoró (RN) e, posteriormente, transferiu-se para João Pessoa, onde concluiu a graduação neste mês. Durante todo esse período, seguiu recebendo salário da Câmara.
A faculdade de medicina em João Pessoa, segundo a instituição, exige dedicação em tempo integral e turno diurno — o que seria incompatível com o exercício de um cargo público de 40 horas semanais no Legislativo federal, em Brasília.
A reportagem da Folha de S.Paulo buscou contato com Louise, que desligou o telefone ao saber o motivo da ligação e posteriormente bloqueou o número da equipe de jornalistas.
A nomeação de Louise reforça suspeitas de favorecimento político em nomeações no gabinete de Hugo Motta. Ela é uma das três funcionárias com suspeitas de atuar como “fantasmas”, apontadas pela reportagem, todas com vínculos pessoais ou políticos com o entorno do deputado.
Procurado, Hugo Motta afirmou, por meio de sua assessoria, que “preza pelo cumprimento rigoroso das obrigações dos funcionários de seu gabinete, incluindo os que atuam de forma remota e são dispensados do ponto dentro das regras estabelecidas pela Câmara”.