CVN POLITICA

ELEIÇÕES 2020: candidatos a vereador só terão espaço em ‘inserções’ do horário eleitoral em rádio e televisão

As eleições municipais deste ano devem repetir parte das regras que foram aplicadas no último pleito, promovidas pela mini-reforma eleitoral aprovada em 2015, inclusive no que consiste ao programa eleitoral no rádio e na televisão. Vereadores não terão direito à propaganda fixa, como os candidatos a prefeito, mas somente na forma de inserções distribuídas ao longo da programação.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão será veiculado de 28 de agosto a 1º de outubro e os critérios para utilização do espaço pelos candidatos foram ratificadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através da resolução nº 23.610, de 18 de dezembro de 2019. A lei determina que a propaganda obrigatória será veiculada nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF.

Com espaço somente nas inserções, os candidatos a vereadores terão menos visibilidade que os candidatos a prefeito. “Ainda nas eleições para Prefeito, e também nas de Vereador, mediante inserções de trinta e sessenta segundos, no rádio e na televisão, totalizando setenta minutos diários, de segunda-feira a domingo, distribuídas ao longo da programação veiculada entre as cinco e as vinte e quatro horas, na proporção de 60% (sessenta por cento) para Prefeito e 40% (quarenta por cento) para Vereador”, diz trecho da lei.

Regras

Conforme a legislação, a propaganda será veiculada nos seguintes horários: de segunda a sábado, das 7h (sete horas) às 7h10 (sete horas e dez minutos) e das 12h (doze horas) às 12h10 (doze horas e dez minutos), no rádio; e na televisão, das 13h (treze horas) às 13h10 (treze horas e dez minutos) e das 20h30 (vinte horas e trinta minutos) às 20h40 (vinte horas e quarenta minutos).

Para ler a resolução com todas as regras da propaganda no rádio e na tv, clique aqui.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo