Destaque

Durante coletiva em JP, Cícero critica nota do Itamaraty por viagem a Israel e lamenta: “Não fossem as embaixadas, não estaríamos aqui”

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (18) no Hotel Caiçara, em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (PP) criticou duramente a nota divulgada pelo Itamaraty que repreendeu a missão oficial de prefeitos e governadores brasileiros a Israel. Após vivenciar dias de tensão no Oriente Médio, Cícero rebateu o posicionamento do Ministério das Relações Exteriores e fez questão de agradecer o suporte prestado pelas embaixadas brasileiras e autoridades diplomáticas de outros países.

“Não fossem as embaixadas, não estaríamos aqui”, declarou o prefeito, ao relatar os momentos críticos enfrentados durante o conflito e a atuação de diplomatas brasileiros e estrangeiros no processo de retirada da delegação.

Cícero liderou uma comitiva composta por prefeitos e outras autoridades públicas em missão institucional a Israel, que acabou sendo surpreendida pelo agravamento do conflito na região. Ele mencionou que outras missões semelhantes já haviam ocorrido anteriormente, com conhecimento prévio das autoridades brasileiras, e questionou a suposta falta de comunicação apontada pelo Itamaraty.

“Me estranha profundamente o Itamaraty dizer que não tinha conhecimento. Qualquer país sabe onde suas autoridades estão. Isso parece mais uma tentativa de justificar falhas do que uma manifestação de solidariedade”, afirmou o prefeito.

Na fala, Cícero também destacou o papel das embaixadas do Brasil em Israel e na Jordânia, além da cooperação dos governos locais e da Arábia Saudita, que viabilizaram vistos e garantiram a segurança no deslocamento do grupo. Ele também agradeceu o apoio institucional de parlamentares como o deputado federal Mersinho Lucena, o líder do Republicanos Hugo Motta e o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Lula da Fonte.

Ao final, o prefeito defendeu que o momento deveria ser de gratidão e união, e não de busca por culpados: “A gente devia estar agradecendo a Deus por estarmos aqui, e não querendo encontrar culpados pelas falhas nas suas obrigações”.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo