Datafolha: 36% dizem que Janja atrapalha governo Lula; 14% veem influência positiva

As ações da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, são vistas como prejudiciais ao governo por 36% da população brasileira, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (13). Outros 14% avaliam que ela ajuda na condução da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o levantamento, 40% dos entrevistados consideram que Janja “nem atrapalha, nem ajuda”, enquanto 10% disseram não ter opinião formada sobre o papel da primeira-dama.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas nos dias 10 e 11 de junho, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Desde o início do terceiro mandato de Lula, Janja tem ganhado protagonismo e se envolvido em diversas polêmicas, o que gerou críticas de adversários políticos e da opinião pública. Em resposta, o presidente tem defendido publicamente a atuação da esposa.
“Não sei se vocês perceberam, a Janja agora é a bola da vez. Para me atingir, eles começam a atacar a Janja”, afirmou Lula em evento recente. “Eu digo sempre para a Janja: ou você para de fazer o que gosta e eles vão parar de te incomodar, ou você continua falando até eles perceberem que não vão mudar sua ideologia.”