CVN POLITICA

CPI do DF pede acesso a documentos da Presidência da República sobre atos de 8 de janeiro

A CPI da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na última semana, um requerimento para ter acesso a todos os documentos que a Presidência da República tenha produzido sobre os atos do dia 8 de janeiro, que culminaram com a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. O requerimento consta no Diário da CLDF desta segunda (13).

Aprovado por cinco votos, o requerimento também pede que a sede do Poder Executivo forneça as imagens do circuito interno e externo de segurança dos locais depredados começando com duas horas de antecedência. Os parlamentares do DF também vão requisitar à Advocacia-Geral da União (AGU) que forneça cópias integrais de todas as ações civis e criminais que tenham como polo ativo o órgão.

Além das imagens do Poder Executivo, a CPI também aprovou um requerimento para que o Comando do Exército forneça imagens do acampamento de manifestantes montado em frente ao Quartel-General, no período compreendido entre os dias 6 e 9 de janeiro. Foi neste último dia que 1,2 mil pessoas foram presas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os deputados que integram a CPI também aprovaram um requerimento que pede esclarecimento sobre a saída de férias do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, no período em que ocorreram os atos de vandalismo. O ex-número 1 da pasta também terá que dar esclarecimentos aos parlamentares em uma reunião reservada marcada para esta quinta (16) – no entanto, o STF marcou para o mesmo dia a tomada de depoimento dele sobre a minuta do decreto que supostamente tentaria invalidar o resultado das eleições presidenciais de 2022.

A Secretaria de Segurança Pública também terá de fornecer cópias integrais do Relatório de Inteligência elaborado no dia 6 de janeiro, sobre a chegada de mais manifestantes à Brasília e o que se apurou sobre suas pretensões, e do plano de segurança da Polícia Militar para aquele final de semana.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo