Destaque

Coremas receberá da Defesa Civil teste de alerta para grandes desastres

A verificação será feita pela Defesa Civil nesse sábado, 14 de junho, a partir das 15h04.

Coremas vai ser um dos municípios da Paraíba a receber o teste de alertas sobre desastres de grandes proporções. A verificação será feita pela Defesa Civil nesse sábado (14).

Além da cidade coremense, a ferramenta vai ser usada em João Pessoa, Alagoa Grande e Itatuba. o teste será emitido às 15h04. O alerta ficará à disposição da população efetivamente a partir do dia 18 de junho.

A mensagem que será exibida durante o alerta de demonstração será: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.

Segundo o Governo Federal, a ferramenta utiliza uma tecnologia de transmissão via telefonia celular e avisa a população sobre desastres naturais ou causados pelo homem. Os alertas são emitidos pelas Defesas Civis de estados e municípios.

A ferramenta vai enviar uma mensagem de texto e, em casos extremos, será emitido um sinal sonoro no celular, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso. Não é necessário fazer cadastro prévio ou a indicação de um CEP.

Há dois tipos de alertas:

  • Extremo: é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a população adote medidas de proteção imediata.
  • Severo: a urgência não é imediata, e a população tem mais tempo para se proteger.

O Defesa Civil Alerta é compatível com aparelhos lançados a partir de 2020. Vão receber o alerta todas as pessoas localizadas na área de risco, definida pela Defesa Civil, com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G.

Diamante Online

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo