Destaque

Cícero voltará ao Brasil nesta terça; prefeito organizou jato para retorno, diz senador

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), deve voltar nesta terça-feira (17) ao Brasil. A informação foi repassada pela Secretaria de Comunicação da Capital. O gestor estava em Israel e conseguiu chegar na Jordânia na manhã desta segunda-feira (16) após viver dias de tensão no território israelense, em meio à guerra com o Irã.

Segundo o senador Carlos Viana (Podemos-MG), Cícero foi responsável por articular um jato para garantir o retorno dos políticos brasileiros que estão no Oriente Médio ao Brasil.

Em nota, a gestão pessoense disse que Lucena deve retornar ao território brasileiro junto ao deputado federal Mersinho Lucena (PP), que aguarda o prefeito na Arábia Saudita.

Veja a lista de integrantes da comitiva de políticos que deixaram Israel: 

  1. Francisco Nélio – tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios
  2. Álvaro Damião Vieira da Paz – prefeito de Belo Horizonte (MG)
  3. Márcio Lobato Rodrigues – Secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
  4. Davi de Mattos Carreiro – chefe executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas)
  5. Welberth Porto – prefeito de Macaé (RJ)
  6. Claudia da Silva – vice-prefeita de Goiânia (GO)
  7. Cícero de Lucena – prefeito de João Pessoa (PB)
  8. Janete Aparecida Silva Oliveira – vice-prefeita de Divinópolis (MG)
  9. Gilson Chagas – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
  10. Johnny Maycon – prefeito de Nova Friburgo (RJ)
  11. Francisco Vagner Gutemberg de Araújo – secretário de Planejamento de Natal (RN)
  12. Flavio Guimarães Bittencourt do Valle – Vereador do Rio de Janeiro (RJ)

Veja a nota divulgada pela Prefeitura de João Pessoa: 

A Prefeitura de João Pessoa informa que, por volta das 8h da manhã (horário de Brasília) desta segunda-feira (16), o prefeito Cícero Lucena e outros onze membros da comitiva de autoridades municipais brasileiras conseguiram deixar Israel em segurança, atravessando por via terrestre até a Jordânia, com o apoio das forças de segurança locais.

Foram dias de tensão e incerteza, em que nossos compatriotas vivenciaram de perto o medo e a angústia provocados pela escalada do conflito no Oriente Médio. A dor do povo israelense e iraniano foi compartilhada também por aqueles que, longe de casa, buscavam cumprir uma missão de paz e aprendizado.

A Prefeitura agradece, com profundo reconhecimento, aos esforços do Palácio do Itamaraty, do Congresso Nacional e de outras autoridades brasileiras, que atuaram incansavelmente para garantir a proteção e o deslocamento seguro da comitiva.

O prefeito Cícero Lucena já se comunicou com sua equipe em João Pessoa e expressou sua emoção e gratidão pelas orações, mensagens e gestos de solidariedade recebidos durante esses dias difíceis — vindos de autoridades, familiares, amigos e cidadãos comuns.

O retorno ao Brasil está previsto para esta terça-feira (17), e será acompanhado pelo deputado federal Mersinho Lucena, que o aguarda na Arábia Saudita.

Cícero Lucena estava em Israel desde o último dia 9, participando do Muni Tour 2025 — programa de cooperação internacional promovido pela Mashav, agência do governo israelense voltada ao desenvolvimento. A missão técnica reunia gestores públicos de países de língua portuguesa em busca de soluções inovadoras para segurança cidadã e desenvolvimento urbano sustentável.

A participação do prefeito representava uma oportunidade estratégica para João Pessoa. No entanto, diante do agravamento do conflito, a missão foi interrompida.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo