DestaqueVALE DO PIANCÓ

BRINCANDO COM A FÉ: Estatua que seria de homenagem a Frei Damião, provoca revolta aos moradores de cidade sertaneja

Investimento ultrapassaram a casa dos 250 mil e o resultado surpreendeu a todos de Pedra Branca, negativamente!

Um fato de grande repercussão nas mídias sociais vem acontecendo no Vale do Piancó, em que moradores da cidade de Pedra Branca foram surpreendidos nos últimos dias com a decepção e a revolta, quanto a entrega de uma obra que é símbolo da comunidade local e da região, no tocante a fé e devoção a Frei Damião de Bozzano. Onde, uma imagem que seria a réplica do Frei, com 10 metros de altura seria colocado em um mirante da cidade, com investimento de mais de 250 mil reais.

Segundo moradores da cidade, a família que comanda o município a bastante tempo, encomendou a obra com a certeza de que a mesma teria os aspectos das últimas aparições do de Frei Damião. A estrutura em concreto armado, passaria a ser ponto de encontro de devotos que por ali passassem e de posterior publicidade do município a fim de atrair novos turistas com base na fé.

Os dias se passaram, a ansiedade e expectativa cresceram, porém o que foi entregue como imagem, envergonha a população que pede providencias imediatas a fim de evitar as chacotas e repudio dos que por ali passam e avistam uma imagem que pode representar a fé, por conta das vestimentas e do crucifixo, porém longe de ser fiel a imagem que representa o semblante de Frei Damião.

A população está revoltada, principalmente com a repercussão negativa que a imagem vem simbolizando para os moradores que estão postando em tom de deboche o que deveria ser símbolo de fé.

É lamentável que não houve por parte da gestão de Pedra Branca, atenção suficiente para acompanhar a confecção e finalização do monumento, e se houve, mostra ainda mais descaso de quem deveria entender e defender o sentimento do moradores da cidade.

SOBRE O FREI (Wikipedia)

Filho dos camponeses Felice (Félix) Giannotti e Maria Giannotti, nasceu na aldeia de Bozzano, município de Massarosa, na Toscana. Começou sua formação religiosa aos doze anos, na Ordem dos Frades menores Capuchinhos. Aos dezenove anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Com o fim da Guerra, retornou à vida conventual entre os capuchinhos. Aos 27 anos diplomou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e foi docente do convento de Villa Basílica e do Seminário de Massa.

O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, transfere-se para o Brasil no ano de 1931, estabelecendo-se em Recife, no Convento Senhora da Penha, da Ordem dos Capuchinhos. É venerado pelos fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, celebrando a Eucaristia, confessando, realizando casamentos e batismos etc. Por muitos nordestinos é considerado como santo. Encontra-se atualmente em processo de beatificação e canonização desde 31 de maio de 2003.

Na ocasião de sua morte, em 31 de maio de 1997, o governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife decretaram luto oficial de três dias.

E AGORA?

Será que a gestão municipal de Pedra Branca, no Vale do Piancó Paraibano, vai reaver os investimentos e providenciar uma imagem digna do Frei Damião, ou vai se omitir de culpa e aclamar uma imagem de um religioso anônimo como símbolo da fé de seu munícipes?

Os balanços de empenhos da obra totalizam R$ 259.707,79 (duzentos e cinquenta e nove mil, setecentos e sete reais, com setenta e nove centavos), onde só a imagem custou aos cofres públicos o valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), como mostram os documentos abaixo expostos.

Fonte: Mix Paraíba com Assessória

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo