EventosGeral

Ator japonês Hikaru Kurosaki, da série “Jaspion” morre aos 64 anos

Hikaru Kurosaki iniciou sua carreira como dublê e ficou conhecido mundialmente por estrelar "O Fantástico Jaspion" na década de 1980.

Hikaru Kurosaki, o eterno “Jaspion”, morreu aos 64 anos. A informação foi divulgada pelo site japonês ZakII (do grupo Sankei).

“O Fantástico Jaspion”, série japonesa de tokusatsu (ação com atores reais e efeitos especiais) produzida pela Toei, estreou no Brasil em 1988 e virou um fenômeno. O sucesso popularizou o gênero no país e inspirou até músicas nacionais (leia mais abaixo).

De acordo com a publicação, um colega de Kurosaki na Associação de Mergulho da cidade de Motobu, na província de Okinawa, divulgou a notícia em sua página no Facebook.

“Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Kurosaki, da operadora Mother Earth, membro da Associação de Mergulho da Cidade de Motobu. Como o Sr. Kurosaki morava sozinho, enviamos este comunicado para informar as empresas e parceiros do setor. Desde que o Sr. Kurosaki mudou-se para Motobu, há mais de 30 anos, ele foi um companheiro com quem compartilhamos momentos de alegria e dificuldade — em uma época em que existiam apenas cerca de seis operadoras de mergulho na região. Descanse em paz”, escreveu o empresário. A data da morte não foi informada.

O ator Hiroshi Watari, que interpretou Boomerang, xerife espacial aliado do herói na saga de Jaspion, lamentou a morte do amigo nas redes sociais. Os dois também atuaram juntos nos palcos.

“Estou chocado com a notícia da morte do Kurosaki Hikaru. Este ano, muitos colegas da JAC [Japan Action Club, o clube de ação de Sonny Chiba] partiram. Nunca esquecerei o que aprendi no palco do Shinjuku Koma Theater e no set de Jaspion. Obrigado”, escreveu Watari.

Hikaru Kurosaki iniciou sua carreira como dublê e ficou conhecido mundialmente por estrelar “O Fantástico Jaspion” na década de 1980.

A série japonesa de tokusatsu (ação com atores reais e efeitos especiais) foi produzida pela Toei e exibida no Japão entre 1985 e 1986. Na trama, o herói jaspion percorre a galáxia a bordo do robô gigante Daileon para impedir a ressurreição do demônio Satan Goss.

De desempenho apenas mediano no Japão, a série virou fenômeno no Brasil ao estrear na Rede Manchete em 1988, abrindo caminho para a onda tokusatsu na TV brasileira (Changeman, Jiraya). Bordões como “Pela luz de Daileon!” marcaram uma geração.

A saga se tornou uma febre entre os adolescentes da época e inspirou músicas nacionais, como “Jaspion-Changeman”, do Trem da Alegria.

Kurosaki abandonou a carreira artística na década de 1990, se dedicando ao mergulho profissional. Após sua aposentadoria na carreira artística, Seiki Kurosaki (nome de batismo do ator) fundou a escola de mergulho Mother Earth, em Okinawa, no Japão, na década de 1990.

Ele foi casado com a atriz Yuko Asuka, que morreu em 2011. O casal não teve filhos.

G1

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo