Destaque

Assembleia aprova projeto de Júnior Araújo que reconhece Louceiras de Cajazeiras como patrimônio imaterial da Paraíba

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) teve o projeto de Lei nº 9/2023, que reconhece o grupo “Louceiras de Cajazeiras” como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba, aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O parlamentar assegurou que a Lei visa possibilitar o reconhecimento da importância das louceiras que são consideradas um grupo artístico, cultural e educacional, pois além da arte que produzem a partir do bairro, possuem uma longa história de tradição passada de geração para geração.

“O grupo contribui com a valorização da nossa terra, a partir da criatividade e do amor pelo que faz. Esse dispositivo é uma medida de valorização e incentivo, pela resistência em tempos de dificuldades, para receberem nosso apoio para continuar mantendo sua arte viva”, pontuou.

Para dona Maria de Lourdes, louceiras no município de Cajazeiras falta incentivo por parte da administração pública. “A cidade não dá suporte para gente manter. Na pandemia tivemos nossas vendas paradas, implementamos a venda por redes sociais, mas sem muito sucesso, pois a peça de barro requer o olhar do comprador. Mas, continuamos nessa prática por necessidade financeira e por se tratar de algo que nos realiza, é uma arte que vemos presente desde os primeiros modos de vida de nossa sociedade”, disse.

A arte das louceiras de Cajazeiras desperta nos lugares onde é exposta, sua história e tradição também atrai acadêmicos e é considerada uma das atividades mais antigas do Sertão paraibano.

Assessoria de Comunicação

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo