CVN POLITICA

Arthur Lira dá sinal verde para a CPI do MST

Na terça-feira 19, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, informou que a Casa tem um parecer jurídico favorável à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, que vai investigar as invasões de terra no Brasil. O deputado Pedro Lupion (PP-PR), que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), disse que os trabalhos devem ter início nas próximas semanas.

“É um banditismo anunciado e não temos como aceitar algo desse tipo em pleno 2023″, disse o presidente da FPA. “Em diversas regiões o que se vê são ações para destruir o campo e o país. Já temos a palavra do presidente Arthur Lira do parecer favorável e, portanto, a CPI deverá acontecer já nas próximas semanas.

Lira participou de uma reunião com a diretoria da FPA ontem. No encontro, além da CPI do MST, os parlamentares também trataram do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. De acordo com Lupion, a Câmara precisa se preparar, em virtude da retomada do julgamento sobre o tema pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Diante da marcação da data, nós precisamos estar preparados”, afirmou o presidente da FPA. “É uma questão de dar segurança jurídica aos nossos produtores, e por isso, vamos pautar para resolver a questão do marco temporal. Tivemos a apresentação de urgência da matéria feita pela coordenadora jurídica da FPA, deputada Caroline de Toni, que atenta à proximidade da análise no STF, nos auxiliou com essa proposição”.

Revista Oeste

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo