CVN POLITICA

Ampliação no número de deputados da Câmara custará R$ 64,6 mi por ano, diz relatório

A Câmara dos Deputados pode gastar mais R$ 64,6 milhões por ano caso o projeto que amplia o número de deputados, de 513 para 531, a partir das eleições de 2026, seja aprovado. O cálculo foi realizado pela direção-geral da Casa, a pedido do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), relator da proposta.

Segundo matéria do InfoMoney, o relatório detalha que o orçamento da Câmara comporta o impacto financeiro do aumento, com margem para as despesas adicionais, além da estimativa do Ministério do Planejamento de que haverá uma ampliação dos limites orçamentários da Casa para os próximos quatro anos, garantindo recursos para o pagamento dos novos deputados a partir de 2027.

O projeto de lei complementar, de autoria da deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), propõe alterar o número atual de 513 deputados, em um piso, que se altere automaticamente, a cada quatro anos, à medida que novos censos sejam divulgados. No entanto, o relator Damião Feliciano foi além, propondo que o total de cadeiras chegue a 531.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo