EventosGeral

Alcione diz que Trump deve ‘deixar Brasil em paz’ e brinca ‘vou fazer uma macumbinha’

A chantagem em forma de tarifa de 50% sobre os produtos importados brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, despertou a reação bem humorada da sambista, cantora e artista brasileira, Alcione, durante entrevista nesta sábado (2), ao programa É de Casa, da TV Globo.

A cantora afirmou que vai fazer uma “macumba” – termo que se refere aos trabalhos espirituais nas religiões de matriz africana – para o norte americano deixar o Brasil em paz.

“Quero mandar um recado pro Trump: ele precisa deixar o Brasil em paz. Larga o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso. Eu hoje saindo daqui vou fazer uma macumbinha pro Trump. Aqui nessa terra tem uma coisa que ele não tem lá, macumba. Será que a macumba deles é boa? Vou fazer uma macumbinha pra ele deixar o Brasil em paz”, disse a cantora.

Na mesma toada, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-PL) rebatizou o famoso copo americano de “copo Zeca Pagodinho” numa brincadeira publicada em suas redes sociais. “Americano, não. Aqui é Brasil. Esse é o copo Zeca Pagodinho. Vou contar uma história para vocês: quando os Estados Unidos atacaram o Iraque, e a França não quis ir junto com eles para a guerra, os Estados Unidos ficaram com raiva e bravos e mudaram o nome da batata frita, que lá chama french fries (batata francesa) para freedom fries (batata da liberdade)”, disse.

“Agora que os Estados Unidos estão atacando o Brasil, é a nossa vez de dar o troco”, continuou Boulos. “Se você olha para esse copo, você pensa em americano? Isso aqui é a cara do Brasil, gente. Isso aqui é samba, é pagode. Por isso, está rebatizado: é o copo Zeca Pagodinho”, concluiu o parlamentar.

A chantagem

Na última quarta-feira, 30 de julho, Donald Trump assinou uma ordem executiva que estabelece tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, somando o valor total em 50% – a sobretaxa de 10% já havia sido anunciada em abril deste ano. A vigência é a partir da próxima quarta-feira, 6 de agosto.

Alguns itens foram excluídos da taxação por serem considerados essenciais à cadeia produtiva dos Estados Unidos. Estão entre os produtos isentos o petróleo cru, o suco de laranja concentrado, aviões comerciais e suas partes, além de medicamentos, reagentes imunológicos, instrumentos de uso médico-cirúrgico e chapas finas de aço inoxidável. No entanto, setores estratégicos do extrativismo e da agricultura continuam sujeitos à tarifa, como o café, a carne, a soja, o açaí, o mel, as frutas in natura e o cacau.

O regime Trump alega que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria sendo perseguido pelo Judiciário brasileiro, apesar do número alto de evidências de protagonismo no plano de golpe de Estado após perder a eleição de 2022. Analistas dizem que, além de livrar de responsabilidade o político de extrema direita, os EUA teriam ainda interesses de obter vantagens ilegais para adquirir terras raras e financeiras, de olho no sistema pix, entre outras.

Brasil de Fato

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo