ELEIÇÕES NO BRASIL

Troca de farpas entre Tarcísio e Mercadante marca evento do Rodoanel

Falta de menção ao financiamento do BNDES na divulgação da obra incomodou presidente do banco; governador disse que projeto atrasou por “corrupção” em gestões federais passadas

A inauguração do Rodoanel Norte, que aconteceu nesta segunda-feira (22) em São Paulo, ficou marcada por uma troca de farpas entre o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante.

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A falta de menção ao financiamento do BNDES na divulgação da obra incomodou Mercadante, que cobrou cooperação entre os entes federativos. “Se a gente não trabalhar em parceria, o país não avança na velocidade em que precisa avançar”, disse.

Eu estou aqui porque um terço dessa obra, R$ 1,35 bilhão, é financiamento do BNDES. O presidente Lula não olha quem é o governador, olha a população […] Essa placa aqui está muito bonita, mas esta faltando o BNDES. Precisamos reconhecer a parceria para fazer mais coisas juntos”, afirmou.

Tarcísio discursou depois e num primeiro momento colocou panos quentes, mencionando “o trabalho fundamental do BNDES no financiamento de grandes obras” e o “profissionalismo” dos técnicos do banco. Na sequência, contudo, afirmou que o atraso na obra se deve a casos de corrupção em gestões petistas.

“Essa obra tinha que ter ficado pronta em 2016. Infelizmente é um clássico brasileiro a obra que não sai do papel. Sobre essa obra se abateu o problema da corrupção. Vimos a operação Lava Jato naqueles governos que se acostumaram a viver na corrupção, e por isso essa obra ficou parada”, disse.

As obras da via no estado de São Paulo tiveram início em 2013 e, portanto, já duram 13 anos. O trecho inaugurado ligará as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias em 24 km de asfalto.

O Rodoanel Norte

principal objetivo deste trecho é ajudar a desafogar a Marginal Tietê, atraindo e distribuindo o fluxo de veículos. A estimativa é de que o Rodoanel Norte retire 40 mil veículos, sendo 10 mil caminhões, por dia da Marginal. Isso significaria mais fluidez no tráfego na região metropolitana de São Paulo.

O Rodoanel Norte terá uso exclusivo do sistema free flow, tecnologia com sensores que calculam a tarifa por quilômetro rodado. Com isso, é eliminada a necessidade do motorista parar em praças de pedágio.

A obra foi destravada especialmente a partir de 2023, com o leilão e concessão da rodovia à Via Appia. A empresa vai administrar o Rodoanel Norte por 31 anos e investirá R$ 2 bilhões para completar o Rodoanel Norte. Outros R$ 1,4 bilhão do projeto serão pagos pelo governo estadual, totalizando R$ 3,4 bilhões.

O segundo trecho tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2026 e conectará a via à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista. Ao todo, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.

O trecho Norte é o último que falta para o Rodoanel — planejado em 1995 pelo então governador Mário Covas — estar completo (confira abaixo informações sobre os demais).

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