DestaqueVALE DO PIANCÓ

Prefeitura de Conceição no Vale do Piancó anunciam demissão de todos os servidores contratados

As prefeituras de Conceição e Monte Horebe, no Sertão da Paraíba, publicaram no Diário Oficial desta segunda-feira (1°), decisões que determinam a exoneração coletiva de servidores comissionados e contratados dos municípios. As medidas, segundo os gestores, tem o objetivo de adequar as despesas diante da queda de repasses.

O prefeito de Conceição, Samuel Lacerda (Solidariedade), publicou o Decreto nº 179/2025 exonerando todos os servidores ocupantes de cargos comissionados e contratados do município, com exceção de categorias consideradas essenciais para o funcionamento da administração.

No texto, o prefeito justifica a medida afirmando a “obrigação contínua de planejar, acompanhar e avaliar as ações do Poder Executivo no tocante à gestão orçamentária, financeira e administrativa” e a “necessidade de redução de despesas e adequação da folha de pagamento com o objetivo de manter o equilíbrio das contas públicas”.

Entre os cargos preservados estão: secretários de Tesouro, Finanças, Educação, Assistência Social e Saúde; Agente de Contratação de Licitação, Agente de Compras e Pregoeiro; Subprocurador; Médicos contratados e técnicos administrativos da Secretaria de Finanças; Gestantes com comprovação até 28 de novembro; Servidores da Educação pagos com recursos do FUNDEB;Profissionais do Hospital e Maternidade Caçula Leite, Samu e demais programas federais como CAPS, Criança Feliz e equipes da Atenção Básica.

Em Monte Horebe, a prefeita Milena Tavares (MDB) assinou o Decreto nº 024/2025, publicado no dia 28 de novembro, também determinando a exoneração coletiva de servidores contratados por excepcional interesse público e de ocupantes de cargos comissionados.

A decisão foi tomada, conforme o texto, devido à “excessiva redução dos repasses”, que comprometeu a receita municipal. O decreto destaca ainda recomendações do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público para contenção de gastos.

Ficam excluídos da medida: servidoras gestantes ou em licença gestante; Secretários municipais e adjuntos de todas as pastas; Procurador Geral; Servidores ligados à Comissão Permanente de Licitação, diretoria de finanças, recursos humanos e coordenações técnicas; Profissionais responsáveis por serviços essenciais nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social; Aprovados em Processo Seletivo vigente; Servidores cedidos por outros entes federativos.

A gestão também determinou que as secretarias identifiquem, com justificativas técnicas, as funções que devem ser mantidas devido à essencialidade dos serviços.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo