Pedro Cunha Lima promete retribuir apoio de Veneziano Vital do Rêgo em 2026: “Faço política com gratidão”

O presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima, reafirmou nesta terça-feira (21) que pretende retribuir em 2026 o gesto político do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que o apoiou no segundo turno das eleições de 2022 para o Governo do Estado. O ex-deputado federal também não descartou uma eventual composição com o MDB, partido que voltará a abrigar o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, pré-candidato ao governo estadual.
Durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM, Pedro classificou como “gesto de grandeza” o apoio que Veneziano lhe ofereceu no segundo turno de 2022, destacando a postura de lealdade mesmo após embates históricos em Campina Grande. “Ele [Veneziano] tinha todas as razões do mundo para não votar em mim, mas manteve a firmeza, a correção. Ele veio sem cobrar nada. E isso me conquistou. Eu faço política com gratidão. Uma certeza eu dou: ano que vem eu vou retribuir esse gesto”, afirmou.
Cícero no MDB e cenário para 2026
A fala de Pedro ganha ainda mais peso diante do novo reposicionamento político de Cícero Lucena, que anunciou sua filiação ao MDB na última segunda-feira (20), com vistas à disputa pelo Governo da Paraíba em 2026. O ato de filiação está marcado para o dia 7 de novembro, com apoio do próprio Veneziano.
Com isso, ganha força nos bastidores a possibilidade de uma composição entre Cícero e Pedro, inclusive com Pedro como vice na chapa. Pedro também destacou que a oposição precisa construir uma unidade estratégica, mesmo com múltiplas candidaturas no primeiro turno, para manter a coerência no segundo turno. Ele criticou o que chamou de “fragmentação que enfraquece” e defendeu que o foco da oposição deve ser mostrar à Paraíba que o ciclo de 16 anos do PSB precisa ser superado.
Caminho aberto para aliança
A reaproximação entre Pedro, Veneziano e agora Cícero, após movimentos históricos de adversidade política, representa um reposicionamento significativo no tabuleiro político da Paraíba. Caso a aliança se consolide, a oposição entra na disputa de 2026 com força competitiva, reunindo nomes de peso e representatividade nas principais cidades do estado.
Em 2022, Pedro chegou ao segundo turno com mais de 1,1 milhão de votos (47,49%), sendo derrotado por João Azevêdo (PSB), que obteve 52,51%. Agora, com um bloco de oposição mais coeso e respaldado por alianças construídas na base da gratidão, o cenário político paraibano promete fortes emoções.