MUNDO

Macron é barrado em Nova York para passagem de comitiva de Trump

O presidente da França, Emmanuel Macron, teve a passagem barrada nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, enquanto saía da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para que a comitiva de seu homólogo americano, Donald Trump, passasse. A cena inusitada aconteceu na noite de segunda-feira, 22, e foi flagrada pelo portal de notícias francês Brut.

Macron deixava a ONU, onde havia anunciado o reconhecimento oficial do Estado da Palestina pela França, quando viu seu caminho obstruído por policiais, que faziam a segurança da comitiva do presidente americano. Descontraído, o mandatário ligou para Trump, brincando com a situação e pedindo que a via fosse desbloqueada.

No entanto, a solicitação de Macron não foi atendida e ele teve que continuar a pé por mais 30 minutos, segundo o Brut. Ao longo da caminhada pelas ruas de Nova York, a comitiva do presidente francês foi abordada por muitos transeuntes, que cumprimentaram e tiraram fotos com o mandatário.

Reconhecimento
Mais cedo nesta segunda, Emmanuel Macron anunciou que a França reconhece oficialmente o Estado da Palestina. A declaração aconteceu durante uma reunião na ONU para tratar sobre o fim da guerra entre Israel e Hamas e a solução de dois Estados na região. O evento antecedeu a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas e não contou com a presença de Israel e Estados Unidos, críticos da decisão tomada por Paris.

O anúncio concretiza uma medida que havia sido alardeada pelo francês em julho, e que provocou fortes críticas por parte de Tel Aviv. Segundo Macron, reconhecer a existência da Palestina é uma “responsabilidade histórica” e necessária para abrir caminho à paz.

VEJA

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo