DestaqueVALE DO PIANCÓ

Justiça Eleitoral julga improcedente ação que pedia cassação do prefeito de Piancó

A 32ª Zona Eleitoral julgou improcedente uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que questionava a lisura do resultado da eleição de 2024 em Piancó (PB). O ação havia sido proposta pela coligação “O Futuro Começa Agora” e pelo partido Republicanos contra os então candidatos Júlio Eduardo e Marco Aurélio Henrique Leite, eleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

A intenção da AIJE, movida pelo grupo político liderado por Priscila Almeida e Zomin, buscava a cassação dos diplomas e a decretação de inelegibilidade dos investigados, sob a alegação de suposto abuso de poder político e econômico, captação ilícita de sufrágio e conduta vedada pela Justiça Eleitoral.

O motivo foi a manutenção de um programa municipal que assegura uma renda mínima a pessoas que sobrevivem em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, porém, já existia antes e foi mantida pela gestão mesmo no período eleitoral.

Em decisão, o Juíz Pedro Davi Alves de Vasconcelos concluiu que não houve provas robustas capazes de sustentar as acusações. O magistrado destacou que, em respeito à soberania popular e ao princípio do in dubio pro sufrágio, não é admissível cassar mandatos legitimamente conferidos pelas urnas sem comprovação inequívoca de irregularidades.

Com a sentença, a Justiça Eleitoral reafirmou a lisura e normalidade das eleições municipais no município.

Diamante Online

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo