DestaqueVALE DO PIANCÓ

MPF pede manutenção de decisão que cassou mandato de vereadores em Ibiara

Parlamentares-mirins foram acusados de praticar fraude à cota de gênero na eleição de 2024.

O Ministério Público Federal pediu que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba mantenha a decisão que cassou os vereadores Margarida Ramalho de Sousa Francisco de Assis Pereira da Silva, de Ibiara (PB).

A sentença em primeira instância, proferida pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral, Thiago Rabelo, em março, apontou fraude à cota de gênero praticada durante a eleição de 2024. Duas candidatas do MDB,  Maria Jaine Ramalho Dantas e Carla Betânia Alves de Sousa, obtiveram votação inexpressiva no pleito, três e oito votos, respectivamente.

Também ficou constatado que elas não realizaram campanhas, indicando que se trataram de postulações fictícias apenas para preencher a cota de gênero exigida pela legislação eleitoral, que é de 30% proporcionais para mulheres.

A defesa dos parlamentares-mirim interpôs recurso de efeito suspensivo, em razão da cassação do diploma e mandato, porém, o MPF entendeu que houve, de fato, a fraude e que a medida aplicada pelo juízo de primeiro grau é necessária para garantir a integridade do pleito.

Dessa forma, o Ministério Público Eleitoral pediu o desprovimento de ambos os recursos.

Diamante Online

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo