DestaqueGeralVALE DO PIANCÓ

Comarca de Coremas realiza pirmeiro Júri presencial desde o início da pandemia

Comarca de Coremas realiza pirmeiro Júri presencial desde o início da pandemia

 

A Vara Única da Comarca de Coremas promoveu, na última quarta-feira (26), a primeira sessão de Tribunal do Júri no formato presencial desde o início das medidas de distanciamento social, adotadas como forma de prevenção contra o coronavírus (Covid-19). Com bastante precaução e segurança, magistrado, servidores, réu, advogado, assistente de acusação, promotor, policiais e jurados participaram da sessão.

Conforme relatou a gerente do Fórum Advogado Nobel Vita, Elizângela Rodrigues de Andrade, antes do início do Júri, todos foram testados para o diagnóstico da doença. Os testes foram realizados pela equipe da Secretaria de Saúde do município, por meio de parceria firmada entre a unidade judiciária e o secretário Edilson Pereira de Oliveira.

Outra ação preventiva foi em relação ao sorteio dos jurados, que ocorreu na frente do fórum. Para isto, uma tenda foi posicionada no local, com cadeiras separadas entre si para manter a segurança dos jurados. Segundo a gerente do fórum, ao todo, três pessoas testaram positivo para a Covid-19 e, portanto, não puderam participar da sessão do Tribunal do Júri. “Foi um verdadeiro desafio realizar uma sessão do júri em meio a pandemia da Covid-19. Entretanto, seguimos os protocolos de segurança determinados pelo TJPB. Tudo foi pensado e realizado com o máximo de segurança aos participantes, o que garantiu a realização plena do ato”, enfatizou Elizângela Rodrigues.

O titular da unidade judiciária, juiz Odilson de Moraes, explicou que o desafio do Júri no formato presencial em plena pandemia se deu, também, porque, enquanto de um lado está o direito a um julgamento célere de réu preso, que só pode ser realizado presencialmente, por outro existe o direito à saúde individual e da coletividade.

“O Tribunal de Justiça já havia autorizado a realização do plenário do Júri, no ato da Presidência nº 33/2020. A nossa preocupação era dar segurança e confiança aos jurados, para que pudessem julgar com paz e tranquilidade e que, nos pensamentos deles, estivesse apenas o caso concreto, e não o perigo de contágio por SARS-CoV-2”, destacou o magistrado.

Segundo explicou, além do cumprimento dos protocolos determinados pelo TJPB, todos receberam EPIs, a exemplo de máscara, face shield e álcool em gel individual. “Isso transmitiu muita segurança aos presentes. Uma oficiala de justiça, um policial e uma parente do réu testaram positivo e não entraram no Fórum. Foi um desafio, agora superado”, frisou o juiz Odilson de Moraes.

Fonte Assessoria
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo