Esportes

Troca de jogadores não afeta padrão do Vasco, firme no alto da tabela

Ramon Menezes ainda não conseguiu repetir a escalação em sete jogos do Brasileiro. Jogo sim, outro também, por opção ou necessidade, o treinador tem mudado a equipe constantemente. Impressiona, no entanto, o fato de tantas trocas não estarem afetando a pegada do Vasco, cada vez mais consistente e firme na parte de cima da tabela. Foi assim no 1 a 0 sobre o Athletico-PR, neste domingo, em São Januário.

Seja por infecção por Covid (oito casos no elenco durante o Brasileiro), suspensão ou lesão, não são poucos os problemas de Ramon para montar o time. Em sete rodadas, 25 jogadores já foram utilizados. Ao invés de usar como desculpas, ele tem buscado soluções. E o que se vê é um time sólido, que sabe o que fazer independentemente de quem estiver em campo.

Não é um futebol vistoso, mas o Vasco é competitivo. Se não encanta, o time convence. Se não cria tanto, também não sofre. O sistema defensivo é sólido, independentemente dos nomes. E assim o time vai somando pontos importantes e sonhando alto no Brasileirão.

Os pilares argentinos

A rotatividade no elenco foi grande nos últimos jogos, mas é importante citar que peças fundamentais nesse início de Brasileiro têm jogado todas: Benítez e Cano. Eles têm sido os pilares de Ramon. E foi dos pés da dupla argentina que o Vasco saiu na frente logo aos 6 minutos. Talles voltou para ajudar na marcação e forçou o erro adversário, Benítez ficou com a bola, arrancou do campo de defesa, tabelou com Pikachu e achou Cano livre para marcar seu quinto gol na competição.

É claro que toda estratégia traçada pelos dois treinadores mudou com um gol no início. O Vasco, que mostrou-se envolvente no início jogando numa espécie de 4-4-2, com Talles e Canos enfiados, Catatau um pouco mais recuado pela esquerda, e Benítez pela direita, caiu de produção ofensiva.

Ramon tentou dar uma sacudida, invertendo Catatau, trazendo Talles para jogar aberto na esquerda, e centralizando Benítez. O time melhorou, especialmente com a dobradinha entre Talles e o camisa 10. Mas ainda assim encontrou dificuldades para finalizar.

O Athlético-PR, por outro lado, tinha mais a bola, tomava a iniciativa do jogo, mas esbarrava em um sistema defensivo forte. Miranda esteve impecável, e Marcelo Alves mais uma vez foi bem. Quando acionado, Fernando Miguel foi seguro, com duas boas defesas.

Vasco reforça a marcação e segura vitória

O Vasco voltou com mudanças do intervalo. Desgastado pela maratona de jogos, Benítez saiu por receio de que viesse a ter uma lesão. O argentino deu lugar a Cayo Tenório, com Pikachu sendo adiantado para o ataque. Ramon explicou após o jogo que o Athetico-PR estava explorando o lado direito da defesa do Vasco e precisava reforçar com uma marcação dupla no setor. Bruno Gomes entrou no lugar de Catatau.

Como era de se esperar, o Vasco perdeu em criatividade, mas fechou a casinha e pouco sofreu com o time paranaense. Ramon ainda tentou dar fôlego novo ao sistema ofensivo, com as entradas de Bruno César e Ribamar. O atacante até marcou um belo gol de fora da área, mas o lance foi invalidado após o VAR checar que houve uma falta de Bruno Gomes na origem da jogada.

Felizmente para o torcedor vascaíno, o gol de Ribamar não fez falta, e o Vasco deixou São Januário com mais três pontos na conta, terceira colocação na tabela e um jogo a menos do que a maioria dos adversários. Nada mal para um time que começou o Brasileiro desacreditado.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo