CVN POLITICA

Sete municípios da Região Metropolitana de Patos tem mais eleitores que habitantes

Dados do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, apontam que sete municípios da Região Metropolitana de Patos terminaram o cadastramento de eleitores no último dia 4 de maio, com mais eleitores do que habitantes, quando confrontado com a estimativa populacional dos municípios, na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.

Segundo o TSE, os municípios de Santa Teresinha, Quixaba, São José do Bonfim, Passagem, Catingueira, Cacimba de Areia, e Areia de Baraúnas, terminaram o cadastramento com o eleitorado superior a população, suscitando a possibilidade de um grande número de transferências irregulares da cidade de Patos, que tem uma apenas 61,66% de sua população votante, o mesmo que 67.068 eleitores.

O maior destaque na desproporção eleitorado-população foi constatado em Santa Teresinha, que terminou o cadastramento com 1.008 eleitores a mais que habitantes, o que representa 22,15% acima da população local, seguida pelo município de Quixaba, que tem o eleitorado 12,99% maior que a população, e terminou o cadastro com 2.009 habitantes e 2.270 eleitores.

Já o município de São José do Bonfim, concluiu o cadastramento com o número de votantes 11,21% superior a sua população, ficando com 4.025 eleitores e 3.619 habitantes, seguido de perto pelos municípios de Passagem, com 194 eleitores a mais que habitantes, Catingueira, 384 eleitores a mais que a população, Cacimba de Areia, com 228 eleitores a mais, e Areia de Baraúnas, com 40 votantes a mais que o número de habitantes.

O TSE considera como critérios para domicílio eleitoral, o lugar em que o eleitor tenha vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário. Caso se verifique mais de um lugar, o artigo 42, parágrafo único, do Código Eleitoral considera domicílio qualquer um deles, permitindo ao eleitor a escolha do local onde deseja votar.

No entanto, algumas revisões eleitorais já foram promovidas no estado, por conta de disparidades no número de eleitores em relação a população dos municípios, devido a transferências irregulares.

Na região de Patos, porém, a última revisão ocorreu em 1995, nos municípios entre as eleições gerais de 1994 e as eleições municipais de 1996.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os 24 municípios da região possuem 183.955 eleitores, ou 5,95% do total de 3.091.089 de votantes da Paraíba, e uma população de 236.558 habitantes, o mesmo que 5,90% dos 4.059.905 paraibanos. Confira os dados de cada município;

Por Genival Junior – Patosonline.com

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo